PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DIÁRIO OFICIAL OUVIDORIA
ACESSO À INFORMAÇÃO
RADAR DA TRANSPARÊNCIA
 
CRIE - Centro de referência para imunobiológicos especiais
   
O que são os CRIE

Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais foram implantados em 1993, no Brasil , com os seguintes objetivos:

1.Facilitar o acesso a população, em especial aos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, e outras condições especiais de morbidade ou de profilaxia à exposição pré e pos-exposição a agentes infecciosos em determinados grupos de risco e que necessitem de imunobiológicos especiais relacionados às doenças no âmbito do PNI e outras morbidades.

2.Prover apoio à investigação clínica e laboratorial especializada nos casos de eventos adversos associados aos procedimentos de vacinação, garantindo os mecanismos necessários para investigação, acompanhamento e elucidação dos casos de eventos adversos graves.

O CRIE é regido atualmente pela Norma : Portaria 48 de 28/07/2004.

O CRIE está subordinado administrativamente à instituição onde está implantado. Tecnicamente à Secretaria Estadual de Saúde , com supervisão direta do Programa Nacional de Imunizações /SVS/ Ministério da Saúde.

Existem no país 38 Cries.

Em 1997, foi implantado o CRIE de MANAUS - (AM), Fundação de Medicina Tropical.

Equipe técnica básica:

Médico , Enfermeira e aux/técnico de enfermagem devidamente habilitados.

As principais indicações de aplicação de imunobiológicos no CRIE:

  • Profilaxia pré e pós exposição a agentes infecciosos
  • Substituição de outros produtos, disponíveis normalmente no país, quando não podem ser utilizados devido a hipersensibilidade ou eventos adversos
  • Imunização de crianças e adultos com imunodeficiência

Sempre de acordo com as normas que constam no Manual do CRIE ( última edição de 2006).