O enfrentamento da primeira onda da pandemia pelo vírus Influenza Pandêmico (H1N1)2009 determinou esforço extraordinário de todo o sistema de saúde pública para que o conhecimento dessa questão e de seus riscos e complicações fossem minimizados, o que pode ser sintetizado na expressão APRENDER E CUIDAR.

O discernimento adequado sobre como se comportar diante de agente de grande infectividade, como é o vírus Influenza, favorecido em sua propagação pelas condições ambientais e socioculturais, representa o principal objetivo para esse enfrentamento, SEM BANALIZAR NEM SUPERESTIMAR.

Todas as instituições públicas e privadas, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, devem estar preparadas para atender os pacientes sob suspeita dessa infecção.

O material contido nestes textos e vídeos sumariza o conhecimento disponível no momento com o intuito de ajudar a discernir as dúvidas existentes, para que se possa enfrentar a provável segunda onda pelo vírus Influenza Pandêmico (H1N1)2009.

Este material que você  recebe é composto por um DVD e um conjunto que inclui, em versão impressa, o Vademecum Influenza e um fôlder de autoavaliação, com perguntas e respostas básicas e alguns exemplos de Mitos e Verdades.

O DVD contém os textos referidos, além do Vademecum Influenza Ampliado e um conjunto de questões comentadas – Perguntas Frequentes. O DVD disponibiliza, ainda, outros textos, referências bibliográficas, figuras, vídeos, documentos oficiais e casos clínicos.

Completando esse conjunto, o Ministério da Saúde torna pública uma avaliação formativa online, de 20 questões, extraída de um banco de 150 perguntas. O profissional de saúde e o acadêmico podem responder as questões, testando seu conhecimento, e terá acesso ao gabarito comentado e ao certificado, em caso de acerto de 70% ou mais das questões. Essa avaliação está acessível  em: www.ufmg.br/influenza2009.

O intuito é atualizar o conhecimento de todos, com base em evidências científicas sobre a pandemia de Influenza. Espera-se que ele seja útil para os profissionais de saúde e para a população em geral, como leitura complementar coletiva ou individual, e que ajude decisivamente no enfrentamento da pandemia, de forma esclarecedora, simples, objetiva, prática, solidária, eficiente e resolutiva.