PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DIÁRIO OFICIAL OUVIDORIA
RADAR DA TRANSPARÊNCIA

FMT-HVD e UFAM recebem visita do Reitor da Universidade do Porto
22/01/2019

O Diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Marcus Vinitius de Farias Guerra, Assessor Técnico da FMT-HVD Roosevelt Oliveira, Reitor da UFAM Professor Doutor Sylvio Mário Puga Ferreira, Vice – Reitor da UFAM Professor Doutor Jacob Moysés Cohen, Pró-Reitor da UFAM Professor Waltair Vieira Machado, Chefe de Gabinete da UFAM Almir Liberato da Silva receberam nesta manhã, (22), às 9h, no Gabinete do Diretor a visita do Reitor da Universidade do Porto Professor Dr. Antônio Sousa Pereira e da Pró-reitora Professora Dra. Joana Carvalho.

Na visita fora discutida alguns tópicos como Globalização voltada as Doenças Infecto Parasitarias (DIP) em Portugal, intercâmbio bilateral e termo de cooperação técnica e a Industria 4.0, Conhecida como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um conceito proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura.

O termo surgiu na Alemanha, na Feira de Hannover em 2011, e propõe eliminar os limites entre o mundo digital, o físico e o biológico. Assim, o mundo físico ganha acesso ao poder do digital possibilitando que sistemas cyber-físicos, internet das coisas, Big Data e internet dos serviços tornem cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis os processos de produção.

Segundo Marcus Guerra “Dentro das dez propostas do Ministério da Saúde, a primeira é exatamente a informação, a conectividade do sistema. Para a FMT-HVD, tratar desse sistema como um sistema cyber físico é o nosso desafio de no curto prazo vencer as atividades de implementação de uma política industrial, mas em médio prazo pensar em um sistema de saúde que vai sair de uma fase indústria para uma indústria de serviços de alta tecnologia e que o setor de equipamentos para a saúde não é mais visto em segundo plano. “Sistemas de supervisão de equipamentos que estão em ambientes hospitalares hoje são uma grande oportunidade para explorar esse tema”, adiantou, frisando que um dos grandes custos que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem hoje está associado à manutenção de equipamentos. “O Brasil precisa se posicionar e descobrir qual é a sua vocação. Temos competência para isso”, finalizou.
Na ocasião, o Diretor-presidente juntamente com os Reitores e Pró reitores visitaram as dependências da Fundação.

Histórico sucinto da Universidade do Porto
Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, com o estatuto de maior “berço” científico de Portugal, a U.Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação. É ali que se move a mais rica comunidade académica de Portugal, resultado do encontro dos melhores estudantes do país com um corpo docente e científico altamente qualificado e um número crescente de estudantes, docentes e investigadores internacionais. Tudo isto num conjunto de polos universitários fortemente integrados na cidade e equipados com infraestruturas que garantem a melhor experiência académica, científica, mas também social e cultural.

Fazendo da abertura à comunidade e ao tecido empresarial um dos seus vértices estratégicos, a U.Porto é também um importante motor de desenvolvimento económico, social, cultural, e científico no Norte de Portugal e no país em geral. É por isso que não nos limitamos a formar profissionais. Criamos líderes, potenciamos inovadores, encorajamos empreendedores, em resumo, formamos pessoas que podem fazer a diferença na comunidade.

É essa atitude que a Universidade projeta cada vez mais para o resto do mundo. Atualmente, a U.Porto é a mais internacional das universidades portuguesas, fruto de uma estratégia que contempla laços de cooperação com centenas de instituições do ensino superior dos quatro cantos do planeta. A ambição passa por afirmar a instituição entre as 100 melhores universidades do mundo até 2020.
FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Al. Prof. Hernâni Monteiro, 4200 - 319 Porto, PORTUGAL

Matéria: Roosevelt Oliveira – Assessor Técnico/FMT-HVD
Fotos: Orleans Furtado- Assessoria Técnica.

photos/visita01.jpg

photos/visita02.jpg