COORDENADOR
Nome: MARILAINE MARTINS - ( )
  Curriculo lattes
 

Graduada em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Mestrado em Medicina Veterinária - Área de Concentração em Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Especialização em Medicina Tropical pela Universidade de Granada - Espanha; Doutora em Biotecnologia - Área de concentração em Saúde pela Universidade Federal do Amazonas. É pesquisadora e Gerente de Parasitologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas; Professora convidada do Curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical e infecciosas da UEA. Tem experiência na área de Medicina Tropical - com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Parasitoses Intestinais e Helmintoses sanguínea. Dirigente de grupo do Diretório Nacional de grupos de pesquisa - CNPq - Mansonella e Vetores; Pesquisadora e coordenadora de projetos de Pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico - CNPq. Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da FMT-HVD e Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança da FMT-HVD. Maratonista. (Texto informado pela autora)

Curriculo Lattes

SUBCOORDENADOR
Nome: MARIA DAS GRAÇAS GOMES SARAIVA - ( 1)
  Curriculo lattes
 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e mestrado em Doenças Tropicais e Infecciosas - Univ.Estadual do AM / Fund. de Med. Tropical do AM (2007). Especialização em Informação e Informática em Saúde - FIOCRUZ/RJ; Aperfeiçoamento em Epidemiologia, e Especialização em Geografia e Saúde - Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane/FIOCRUZ-AM. Atualmente é professora da Universidade Nilton Lins/Saúde Coletiva III , na disciplina Epidemiologia e Informação em Saúde, além de Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Coordenadora II do Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Chefe do Departamento de Pesquisa da FMT-HVD e Coordenadora do Programa de Iniciação Científica - PAIC/FMT-HVD. Tem experiência na vigilância epidemiológica de doenças/agravos de notificação compulsória e outras doenças de interesse regional. (Texto informado pela autora) 

Curriculo Lattes

Nome: ROSSICLEA LINS MONTE - ( 2)
  Curriculo lattes
 

Graduada em Farmacia com enfase em Bioquimica (Analises Clinicas) pela Universidade Federal do Amazonas (1982), Mestre em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (2004) com tese realizada em colaboração com a Gerencia de Bacteriologia da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Atualmente é gerente de Bacteriologia da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado-FMT-HVD.l. Tem experiência nas áreas de Farmácia, Analises Clinicas, com ênfase em Bacteriologia, atuando principalmente em tuberculose, meningites, difteria, febre tifoide e outros, na identificação de agentes causadores dessas patologias, no monitoramento de resistencia microbiana. (Texto informado pela autora)

Currículo Lattes

 

MEMBROS
Nome: ARIMATEIA PORTELA DE AZEVEDO - ( 14)
  Curriculo lattes
 

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Integrada do Tapajós. Especialista em Enfermagem Clínica Cirúrgica pela Universidade Nilton Lins. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Sírio Libanês. MBA em Gestão em saúde e Controle de Infecção Hospitalar. Mestrado Profissional em Biologia Urbana com ênfase em doenças Infecto Contagiosas (dengue) pela Universidade Nilton Lins. Atualmente Coordenador do Programa de Controle de Infecção Hospitalar ?CCIH (Portaria 068/2011-GDP/FMT-FMT substituído pela Portaria 00250/2015-GDP/FMT-HVD), também presidente da Comissão de Feridas (Portaria 00348/2014-GDP/FMT-HVD), e Comissão de Controle de Resíduos Hospitalar (Portaria 0063/2015-GPD/FMT-HVD). Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa sob a portaria n. 00263/2016 substituindo a portaria n. 0083/2016, e da Comissão Interna de Biossegurança da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado -Cbio (portaria 00263/2016-GDP/FMT-HVD). Professor da graduação e Pós Graduação nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Saúde do adulto e do idoso, Clinica médica, Administração Aplicada a Enfermagem, Práticas Integradas, Ética e Bioética e Primeiros Socorros na Universidade Nilton Lins. Tenho experiência profissional nas áreas assistência hospitalar ao paciente internado e Saúde Pública.

Curriculo Lattes

 

 

 

G

M

T

 

 

  Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu

 

AfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A função de fala é limitada a 200 caracteres

 

 

 

Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar
Nome: FERNANDO FONSECA DE ALMEIDA E VAL - ( 3)
  Curriculo lattes
 

Natural de Manaus, capital do Amazonas, é graduado em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP, 2010). Se dedicou um ano à prática clínica e pesquisa na área de Reabilitação Cardiovascular junto ao Laboratório de Fisiologia do Exercício da Divisão de Cardiologia do Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP, 2011 - 2012). Fisioterapeuta (SES-AM) desde 2017 atuando na UTI da Unidade Hospitalar da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) em Manaus, com pacientes acometidos por doenças infecto-contagiosas. Obteve o título de doutor em doenças tropicais e infecciosas pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em convênio com a FMT-HVD em 2017. É também pesquisador da FMT-HVD atuando na Unidade de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (UPCCB). Coordena projetos de pesquisa com cooperação nacional e internacional. É docente permanente do PPGMT (UEA/FMT-HVD), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFAM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFAM). Possui projetos com financiamento CNPq/CAPES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Brasil) e FAPEAM (Amazonas). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, região Norte (2019-2023). Interesses de pesquisa envolvem o estudo da epidemiologia de alterações funcionais causadas por doenças tropicais e infecciosas (DTIs), da funcionalidade e capacidade física de indivíduos acometidos por DTIs, do modelo biopsicossocial nos desfechos funcionais nas DTIs, da repercussão da interação entre DTIs e da doenças não-comunicáveis (DNCs) na resposta ao exercício e do exercício físico, reabilitação e fisiologia do exercício em indivíduos acometidos por DTIs e o impacto das alterações climáticas na saúde da população da Amazônia, mais especificamente como os agravos de saúde podem se impactar na incidência de sequelas e incapacidades da população. (Texto informado pelo autor)

Nome: KATIA SANTANA CRUZ - ( 32)
  Curriculo lattes
 

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade do Amazonas (2019). Mestre em Doenças Tropicais e Infecciosas - UEA (2005). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1985) . Possui especialização em Saúde Pública (UNAERP-SP), e Micologia Médica - Hospital Evandro Chagas - FIOCRUZ-RJ, e Universidade da Virginia - EUA. Pesquisadora em Micologia da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado .FMT-HVD. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia Médica, no ensino , diagnóstico e pesquisa.Preceptora da cadeira de Micologia Médica do programa de Residência Médica em Dermatologia da Fundação e Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FMT-HVD Vieira Dourado desde 2011. Trabalhos com ênfase nos seguintes temas: fungos dematiáceos, micoses em aids, sensibilidade antifúngica e Criptococcus spp. Responsável pela identificação do primeiro caso de Mucormicose associada a COVID-19 no Brasil no ano de 2021. (Texto informado pelo autor)

Nome: KIM VINÍCIUS MACHADO DO AMARAL - ( 30)
  Curriculo lattes
 

Enfermeiro graduado pela Escola de Enfermagem de Manaus e mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é supervisor da Agência Transfusional da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e professor na Universidade Nilton Lins (UNL). Principais áreas de interesse: gestão da qualidade, doenças infecciosas e segurança do paciente. (Texto informado pelo autor)

Nome: Maria Paula Gomes Mourão - ( 33)
  Curriculo lattes
 

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1999), residência médica em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (2002), especialização em Dengue pelo Instituto Pedro Kourí (2001), doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (2007) e capacitação em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2017). Atua como médica e pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Investigação em Arboviroses, Roboviroses e Viroses Emergentes do Amazonas. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FMT-HVD. Tem experiência na área de pesquisa clínica, com ênfase em Medicina Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaio clínico com drogas, malária vivax grave, vigilância sindrômica, dengue, febre por Oropouche, febre por Mayaro, hantavirose, arboviroses e doenças infecciosas emergentes. É professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando no curso de graduação em Medicina. Está atualmente responsável pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela coordenação técnica do Grupo Gestor de Enfrentamento à COVID-19 da UEA. (Texto informado pelo autor)

Nome: MARILIA MACIEL LARAY - ( 31)
  Curriculo lattes
 

Psicóloga da PMAM e FMT-HVD. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014). Possui graduação em Psicologia pela mesma universidade (2011).

Cirrículo Lattes

SECRETÁRIO EXECUTIVO
Nome: MARIA ELAINE FIGUEIREDO DA SILVA - ( 21)
  Curriculo lattes
 

Graduação em Administração pela Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO (2008-2012). Pós Graduada- (Especialização) em Gestão de Pessoas e Coaching pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau-UEA (2013-2015). Servidora Pública do Estado desde 2008, atualmente lotado na Fundação de Medicina Tropical "Doutor Heitor Vieira Dourado" onde exerce a função de Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa-CEP/FMT-HVD.  (Texto informado pelo autor)

REPRESENTANTE DOS USUÁRIOS
Nome: ALMIR LUCIO DE ANDRADE FILHO - ( 26)
  Curriculo lattes
 

Possui Ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual Capitão Oswaldo Ornelllas(1983). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Atua no Fórum Amazonas de Organizações da Sociedade Civil, HIV, AIDS, HEPATITES VIRAIS na FMT-HVD.

Membro do Comitê de Ética atuando como Representante de Participante de Pesquisa- RPP. a contar de 17/01/2024 (cadastro na Plataforma Brasil)

 

Nome: FRANCISCO RODRIGUES DE SENA - ( 34)
  Curriculo lattes
 

Ensino médio completo, Conselheiro Local de Saúde, Diretor Financeiro Administrativo da ARDAM, Militante na luta contra a Aids em defesa da justiça social e garantia de direitos a pessoas vivendo com HIV/Aids. (Texto informado pelo autor)

Nome: KAREN ALINE MARINHO DE ARRUDA - ( 20)
  Curriculo lattes
 

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário do Norte(2010).

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Atua como gestora na CASA MIGA ACOLHIMENTO

Membro do Comitê de Ética como Representante de Participante de Pesquisa- RPP a contar de 17/01/2024- cadastro Plataforma Brasil.

 
 
 
FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DOUTOR HEITOR VIEIRA DOURADO - FMT-HVD - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA